O ofício nada mais é que uma correspondência oficial enviada a alguém, normalmente funcionário ou autoridade pública. A diferença, em relação à carta, é que o endereçamento ao destinatário vai ao final, após o endereço do remetente, e colocado na margem esquerda.
MODO DE FAZER:
- Primeiro vai o local de onde se escreve e a data da correspondência. Exemplo:
Natal, 01 de setembro de 1997;
- Alguns espaços abaixo, na margem esquerda, coloca-se um vocativo, isto é, uma fórmula de cortesia indicando a pessoa a quem se escreve. Ex: Excelentíssimo senhor;
- Pula-se o mesmo número de espaços e inicia-se o texto, mais formal que uma carta. É preciso evitar palavras desnecessárias, ir direto ao assunto;
- No final, uma fórmula de cortesia, como "Atenciosamente" ou "Cordialmente";
- Assinatura e endereço do remetente.
MODELO:
Natal, 01 de setembro de 1997.
Prezado Senhor Diretor,
Serve o presente para comunicar a V.Sa. fatos estranhos que vêm ocorrendo na Escola que o Sr. Dirige:
Minha filha Marina vem reclamando todo dia que a merenda servida é pouca e cada dia está pior.
Estando no dia de ontem diante da escola, vi quando duas pessoas carregavam para um carro alguns sacos de alimento. Quando me aproximei e perguntei porque estavam levando a comida embora, responderam que aquilo não era da minha conta.
Como a atitude dessas pessoas foi muita estranha, passei a desconfiar que isso teria alguma relação com o problema da merenda. Por isso, quero comunicar a V.Sa. para que tome as devidas providências. Vale lembrar que assuntos dessa natureza são de competência do Conselho Escolar; que deve ser convocado para deliberar a respeito.
Atenciosamente,
Francisca da Silva
Ao Ilmo. Sr. José Carlos
Diretor da Escola Futuro do Brasil
NESTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário