terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

COMO MONTAR UM CENTRO ACADÊMICO

Se o seu curso ainda não tem um, junte a galera e mãos à obra!

Como começar? A primeira coisa a fazer é criar uma Comissão Eleitoral, formada por pessoas que não estejam nas chapas concorrentes. A comissão eleitoral irá organizar, divulgar e apurar as eleições. Para isso, terá de criar um Estatuto onde estarão registradas as regras para a constituição das chapas. Na maioria dos estatutos, as chapas são formadas por Presidente, Vice-presidente, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 1º Secretário, 2º Secretário e Provedor.

Existem também chapas compostas por coordenadorias, que são equipes responsáveis pela organização e administração do CA. As coordenadorias são variáveis, normalmente se dividem em Coordenadoria de Finanças, Coordenadoria Administrativa, Coordenadoria de Eventos, Coordenadoria de Comunicação. As chapas devem ser formadas e elaborar sua proposta. É como uma candidatura ao governo, é preciso ter um plano de ação. A diferença é que os alunos irão votar em um grupo de pessoas. Uma vez assumido o mandato, a gestão pode alterar o estatuto desde que as alterações sejam aprovadas em Assembléia Geral do curso.

A burocracia

É preciso comprar um livro-ata (em qualquer papelaria!) para registrar as eleições e todas as reuniões do CA. As primeiras atas devem ser a ata de eleição e de posse. A partir daí, as atas deverão conter as resoluções de cada reunião e Assembléia. Todas as atas devem ser escritas seguidamente no livro-ata, sem espaços, e devem ser assinadas pelo presidente/coordenador da reunião (a pessoa que organiza e leva a reunião), pelo secretário da reunião (aquele que faz a ata) e por todos os presentes.


Ata de Eleição

Deve ser assinada por todos os presentes. Pode-se registrar em cartório e reconhecer firma das assinaturas. Veja modelo

MODELO DE ATA DE ELEIÇÃO


No dia _______do mês ______ do ano ______ ocorreram as eleições do C.A.(nome do C.A.) do curso de _______da Faculdade/Universidade ____da cidade de _____ .

Concorreram nesta eleição as chapas (nomes das chapas concorrentes).

Votaram nesta eleição (número de estudantes que votaram) alunos regularmente matriculados nesta instituição. Houve ______ votos brancos e _____ votos nulos. A chapa _______ recebeu (número de votos), a chapa ____ recebeu (número de votos).

Foi eleita a chapa ______ para a gestão (ano) do C.A.

_________, cujos membros são : (colocar o nome de todos os membros da chapa eleita e os cargos que ocuparão). Deve-se registrar em cartório e reconhecer firma das assinaturas

______________________

Presidente Comissão de Eleições

______________________

Presidente Eleito

______________________

Presidente do C.A.



Ata de Posse

Deve ser assinada por todos os presentes. Pode ser registrada em cartório e reconhecer firma de todos os diretores eleitos e do representante da Comissão de Eleições. Veja modelo.

DIRETÓRIO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO DA _________________

(Digitar o nome da Instituição de Ensino Superior - IES ou do D.A./C.A.)

No dia _______ do mês __________________ do ano ________ (Digitar a data por extenso), às __________________ (Digitar o hora por extenso), no __________________ (Digitar o local), na cidade de __________________ (Digitar o nome da Cidade e o Estado), tomou posse a Diretoria eleita do Diretório Acadêmico de Administração ____________________ (Digitar o nome da IES ou do D.A./C.A.) do curso de Administração da ____________________ (Digitar o nome da IES) para cumprir mandato de ______ (Digitar o período de vigência da gestão de acordo com o Estatuto), contado a partir de presente data. Para fins de direito, segue abaixo os respectivos cargos e nomes dos diretores: ______________________________________________ (colocar o nome de todos os membros da chapa eleita e os cargos que ocuparão). Nada mais havendo a tratar, encerra-se a presente Ata.

_____________________________

Presidente Comissão Eleitoral

______________________

Presidente

______________________

Vice-presidente

______________________

Secretário Geral

______________________

1o. Secretário

______________________

2o. Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário