terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Passo a passo para montar o Centro Acadêmico

Junte seus colegas e siga a receita, no final você fará parte de um Centro Acadêmico que representará os estudantes do seu curso!

1- Organize uma reunião com todos os alunos interessados, representantes de turma (se houver) para discutir a formação do centro acadêmico, seus objetivos, os passos a serem seguidos.

2- Durante a reunião forme uma comissão pró C.A., que divulgará as idéias debatidas, a proposta de estatuto. Essa comissão deve passar nas salas de aula, explicar para que serve o C.A., a necessidade de os estudantes se organizarem. Podem até marcar outras reuniões com mais gente para discutir. Daí, é preciso marcar uma Assembléia Geral do Curso (ler os modelos de Ata de Assembléia)

3- Na Assembléia Geral, eleja uma mesa para dirigir os trabalhos. A pauta é única: Fundação do C.A. A assembléia Geral marcará data das eleições, elegerá uma comissão eleitoral e decidirá o nome do C.A. A comissão eleitoral vai organizar todo o processo eleitoral, providenciar as urnas e cédulas, fazer o edital de convocação das eleições e divulgá-lo, receber a inscrição das chapas etc.

4- Após as eleições, não esquecer de registrar os documentos (estatuto e ata de posse da diretoria) em cartório e fazer uma bela festa de posse. Comunique o DCE -UFSM sobre a criação do C.A. ou D.A. para cadastrar-se e inscrever seu representante no Conselho de D.A`s. Procure também outros C.A.s do mesmo curso, de outras faculdades, para manter intercâmbio e então organizar-se no seu movimento de área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário