terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Glossário do Movimento Estudantil

São siglas e termos utilizados no dia-a-dia do Movimento Estudantil, contribuindo para um melhor entendimento e esclarecimento dos espaços, sendo uma forma de esclarecer e dinamizar a participação dos estudantes em reuniões, plenárias, assembléias, etc.

DCE: Diretório Central dos Estudantes

CA/DA: Centro Acadêmico/ Diretório Acadêmico
UNE: União Nacional dos Estudantes. É a entidade máxima de representação dos estudantes brasileiros.
CONUNE: Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes. É o fórum Máximo de discussão e deliberação. Momento onde os estudantes universitários fazem avaliações e apresentam propostas e deliberações sobre a UNE e o Movimento Estudantil brasileiro.
CONEG: Conselho Nacional de Entidades Gerais. É uma reunião de DCEs e UEEs, sendo uma instância inferior ao CONUNE.
CONEB: Conselho Nacional de Entidades de Base. É uma reunião de DAs e CAs com caráter deliberativo. Cada entidade tem direito a um voto.
UEE: União Estadual dos Estudantes. É a entidade máxima de representação dos estudantes universitários do estado, porem não existe em todos os estados.
Congresso da UEE: É o fórum máximo de discussão e deliberação dos estudantes universitários de cada estado, onde são realizadas avaliações, apresentações de propostas e deliberações sobre a UEE, a UNE e o ME estadual e brasileiro.

Termos utilizados

Entidade de base: CA/DA
Entidades Gerais: DCE, UEE E UNE
Atléticas: têm a função de organizar as atividades desportivas e incentivar a prática de esportes variados dentro de um ou mais cursos de uma faculdade ou universidade. Em algumas instituições, onde existam várias atléticas, pode-se criar uma Atlética Geral ou Central.

Instância: Forma de denominar qualquer fórum deliberativo do ME

Congresso / Encontro: É o fórum máximo de discussão e deliberação de uma categoria
Seminário: Congresso científico, cultural ou político para o estudo e aprofundamento de um determinado tema.
Delegado: Indivíduo de uma comunidade para representá-lo em um evento. O delegado possui poder de voto. A forma de escolha do delegado varia em cada evento.
Plenária: Qualquer assembléia que reúne em sessão todos os seus membros. Período do evento destinado à apreciação de propostas.
Deliberações: São as propostas aprovadas pelos delegados em plenária.
GI: Grupo de integração. É um espaço na programação de um evento para promover a integração dos participantes dos GD's
GD: Grupo de discussão. É o espaço na programação de um evento para a discussão de temas pré-determinados.
Mesa: É a coordenação de uma reunião, plenária, assembléia, etc. Com a função de dinamizar e encaminhar a mesma.
Encaminhamento: É a forma de condução de um ponto de discussão, reunião ou plenária. é proposto no início, pela mesa, ou durante a mesma por qualquer membro da reunião através de "uma questão de encaminhamento".
Inscrições: Forma de organizar as falas dos participantes de uma reunião ou plenária, que visa dinamizar a mesma.
Questão de ordem: É um pedido de fala feito à mesa por um delegado ou observados, no sentido de ordenar a discussão de uma plenária ou reunião. É prioritário em relação às inscrições.
Questão de esclarecimento: É um pedido de fala feito à mesa por um delegado ou observador, no sentido de esclarecer uma duvida do mesmo. É prioritário em relação às inscrições.
Períodos de informes: Espaço do início de uma reunião ou plenária, destinado à apresentação dos informes gerais.
Regime de votação: É o momento em que a mesa inicia o período de votação de uma proposta. Durante este período de votação, não é aceita pela mesma nenhum tipo de manifestação, nem mesmo questão de esclarecimento, de encaminhamento ou de ordem.
Declaração de voto: É o ato de justificar o voto perante processo de votação, desde que o indivíduo não se considere contemplado pelas defesas de proposta. Só são permitidos aqueles que se abstiverem e é pedido no momento de votação.
Moção: É a manifestação de uma reunião, assembléia, etc. É votada pelos delegados.

Executivas de Curso: são uma forma muito importante de os estudantes se organizarem, pois elas reúnem os alunos de um mesmo curso em nível nacional e regional. Realizam, geralmente todo ano, encontros nacionais dos cursos, que são um momento muito importante de troca de experiência e debate.

Existem a Executiva de Curso Nacional e a Regional. A Executiva Nacional é a entidade de representação da área de um determinado curso em âmbito nacional. A escolha da diretoria é feita de acordo com o estatuto de cada executiva.

A maioria das executivas escolhe os representantes em congressos, mas existem algumas exceções, como a ENECOS, Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, escolhida em eleição direta dos alunos de escolas filiadas. A Executiva Regional compreende determinadas regiões do país (também dependendo do estatuto de cada executiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário